A Trinca de Ases com Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis


A  moça, o rapaz maduro calejado pela idade e o menino impetuoso e viril: Gal Costa, Gilberto Gil e Nando Reis são apresentados assim em “Trinca de ases”, música inédita do baiano que batiza o show que acontece no dia 15 de outubro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 19 h.

“Três mosqueteiros, três patetas, três poetas da canção”, como descritos em outro verso da canção, juntos para celebrar a história de cada um, como elas se cruzam e o novo que brota do encontro.

 

A reunião foi realizada pela primeira vez no ano passado, em Brasília, em homenagem ao centenário de Ulysses Guimarães, idealizada pelo jornalista Jorge Bastos Moreno. Naquela noite de caráter especial, realizada quase sem ensaio, mostrou-se a potência da união: o diálogo dos violões de Gil e Nando, a voz de Gal revendo as canções do amigo baiano e revelando outras cores da estranheza pop do paulistano e sua “música ruiva”, que ela nunca tinha cantado. Agora, esta potência aparece lapidada – e ampliada.

Além de estarem os três o tempo inteiro no palco, em todas as formações vocais possíveis (trios, duetos e solos), eles têm o reforço de dois músicos: o baixista pernambucano Magno Brito, integrante da banda Sinara; e o percussionista baiano Kainan do Jêjê, que trabalha com Ivete Sangalo e também com a Sinara.

Gal soa ora clássica (em “Esotérico”, na primeira vez em que a apresenta em dueto com Gil), ora nova (em “Segundo sol”), ora ambas (em “Dois rios”, parceria de Nando e Samuel Rosa que o próprio compositor nunca tinha tocado ao vivo até ali). E não só dois, mais muitos violões, híbridos, surgem quando os instrumentos de Gil e Nando se cruzam, em canções como “Por onde andei” e “A novidade”, numa relação de fascínio mútuo.

Trinca de Ases – Gal Costa, Gilberto Gil e Nando Reis
Quando: 15 de outubro (domingo), 19h
Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.