Crianças: embora no parque ver a natureza e brincar?


Foto de Antonio Saturnino

Na semana e no Dia da Criança, 12 de outubro (quinta-feira), dá muito bem para se programar passeios maravilhosos nesta cidade de Salvador que possui uma imensa área verde de parques, jardins, lagoas e um zoobotânico, em que se pode apreciar, participar e aprender muita coisa sobre a natureza! (Noemi Flores)

E o melhor de tudo, gratuitamente (o que é bom para o bolso dos papais e vovôs). Nestes espaços citados, há lugares para piqueniques, ou seja ocasião ótima para levar o lanche preferido de casa, lembrando sempre que há lixeiras apropriadas para se colocar o que não se quer mais consumir.

É um passeio agradável para toda a família e para as crianças, melhor ainda! Por exemplo, a ida no Dique do Tororó, localizado no Centro, próximo à Estação da Lapa e Arena Fonte Nova. Lá, além do contato com a natureza, passeio de pedalinhos  e pequenos barcos,  também se aproveita para a pescaria, inclusive tem quem alugue baratinho os equipamentos para os marinheiros de primeira viagem. Este parque não fecha, mas é aconselhável a visita diurna.

Outro local propício para todo o tipo de brincadeira é o Parque da Cidade, localizado no Itaigara, onde crianças e adolescentes podem se extravasar em jogos, brincadeiras, capoeira, skate, ciclismo e leitura. É isto mesmo, tem livros de graça no Cantinho da Leitura, do Projeto Livre Livros, onde dá para pegar emprestado um livro nas casinhas existentes e sentar embaixo de uma árvore para se deliciar na leitura (existe coisa melhor?). Parque da Cidade Joventino Silva funciona de segunda a domingo das 8h às 19h30.

O contato com a fauna existente e a flora diversificada no Parque de Pituaçu, localizado no bairro de Pituaçu,  é inesquecível. Neste parque, todos poderão aproveitar das quadras poliesportivas, da ciclovia, da pista de patinação e de skate, além de um parquinho infantil e um píer para pedalinhos.

Ver, aprender e respeitar

As crianças devem ter este contato com a natureza e aprender tudo sobre as plantas e os animais, uma forma de compreender a existência deles no universo e a função deles para o meio ambiente. É só desta forma que começam a respeitar as plantas e os animais. Enfim a natureza!

E não há um programa melhor do que a visita ao Zoobotânico, localizado em Ondina. Não serão só os animais que a criançada vai ver, mas plantas da Mata Atlântica e até mesmo pequena mostra do solo existente na nossa região: a caatinga.

Esta visita nenhum pai ou mãe deve deixar de realizar com seu(s) filho(s) porque é importante tanto para adultos como crianças verificar que devemos cada vez mais preservar a nossa fauna e flora.  Inclusive há  um programa de atividade chamado “Zoo em Família” que pode ser agendado pelo endereço: http://www.zoo.ba.gov.br/atividades/zoo-em-familia/

De acordo com os organizadores: O objetivo desta atividade é atingir o público dos finais de semana, assim, sensibilizando as famílias para as questões ambientais. Dinâmicas voltadas ao público infantil, com atividades lúdicas que envolvem artes, brincadeiras e historinhas e mini palestras para o público adulto são disponibilizadas para o melhor conhecimento sustentável.

Nessas atividades são abordados temas como: tráficos de animais, maus-tratos, animais em extinção e condutas no Zoo e demais temas voltados à educação ambiental. O Zoobotânico funciona de terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h

 

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.