I Festival de Itaparica movimenta a ilha com música e poesia


Foto da TripAdvisor

A Ilha de Itaparica será invadida por muita música e poesia, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com a participação de artistas e poetas baianos e nacionais na 1ª edição do Festival de Música e Poesia: FITA – I Festival de Itaparica.

O município de Itaparica receberá a 1ª edição do FITA – I Festival de Itaparica durante três dias de programação musical e poética, com apresentações na praça Jardim dos Namorados. Dentre os nomes para compor a grade musical do projeto, destacamos: BaianaSystem, Zeca Baleiro, Mariene de Castro e Lazzo Matumbi. A poesia vem representada por Lirinha, Karina Rabinovitz, Jackson Costa, Bule Bule, e etc. Paralela à programação artística, uma feira gastronômica, que oferecerá ao público a oportunidade de experimentar a culinária local. O acesso a toda a programação será gratuito. O FITA é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaparica.

FITA-Unir música e poesia é o grande diferencial do Festival de Itaparica, que também dará destaque às manifestações artísticas locais. Durante o evento, serão realizadas oficinas de literatura e música, promovendo o conhecimento, a leitura e a troca de experiências entre o artista participante e a comunidade local e/ou turística. Uma palestra com o título de “Viva o Povo Brasileiro”, será ministrada por Antônio Risério.

Com esta proposta, vislumbra-se a realização do sonho de quem acredita na cultura e na arte como elemento transformador de pessoas e pensamentos, como instrumento concreto de trabalho, educação e transformação social. É certo que este Festival de Música e Poesia é o ponto de partida para novos eventos que possam abranger muitas outras linguagens, públicos e territórios, trazendo prosperidade para toda a comunidade do município. O FITA promete ser o começo de um novo momento na cultura, na arte e no turismo Itaparicano.

Turismo cultural – O Festival reforçará a importância de Itaparica como centro regional de cultura, lazer e turismo. A proposta é fazer do município uma referência cultural da Baía de Todos-os-Santos, promovendo a autoestima de seus habitantes, fortalecendo a imagem de cidade turística e abrindo espaço para um nicho cada vez mais valorizado no mercado de turismo: o Turismo Cultural! Itaparica possui uma rica e expressiva produção cultural e artística, que pode ser potencializada, para o bem da comunidade.

O Festival de Música e Poesia de Itaparica tem como objetivo aproveitar o potencial turístico do município para desenvolver um evento cultural que traga benefícios para a comunidade, que promova o turismo e que absorva mão de obra local para a realização de serviços diversos.

O projeto pretende atingir a um público diverso, desde a comunidade local e cidades vizinhas, a pessoas de outros estados, no intuito de despertar o interesse especial na música popular brasileira e na poesia. E também para geração de emprego porque aproximadamente 150 pessoas da comunidade estarão envolvidas na produção do festival, entre artistas e técnicos diversos.
Indiretos. Cerca 400 pessoas da comunidade estarão envolvidas na produção do festival, com a comercialização de alimentos e bebidas, e serão beneficiadas pela movimentação turística do município.

Programação

27/10 (sexta-feira) – Abertura do Festival
14h00 – Oficina Literária e Oficina Musical
15h00 – Palestra “Viva o Povo Brasileiro”, com Antônio Risério
17h00 – Fanfarra, Artistas de Rua, Sussurros Poéticos, Cordel
18h30 – Karina Rabinovitz e Silvana Rezende – Poesia
19h15 – Banda Plano Inclinado – Part. Alex Mesquita
20h00 – Abertura Oficial – Jorge Portugal / Os Guaranys
20h45 – Bule Bule – Poesia Cordel
21h30 – Baba de Moça
22h15 – Lazzo Matumbi
23h30 – Mariene de Castro

28/10 (sábado)
17h00 – Fanfarra, Artistas de Rua, Sussurros Poéticos, Cordel
18h30 – Gregório Gomes e Regina Carvalho – Poesia
19h15 – Henrique Moura
20h00 – Nanda Ribeiro e Os Caras Lá de Cima
20h45 – Andréia Pradho e Banda
21h30 – Lirinha e Convidada – Poesia musical
23h00 – Zeca Baleiro

29/10 (domingo) – Encerramento do Festival
17h00 – Fanfarra, Artistas de Rua, Sussurros Poéticos, Cordel
18h30 – Daniel e Danilo – Poesia
19h15 – Eduardo Montanha e Banda
20h00 – Banda Alibal Conspiracy
20h45 – Jackson Costa – Poesia
22h00 – BaianaSystem

Local: Praça Jardim dos Namorados (Ilha de Itaparica)
Horário: a partir das 17 horas
Aberto ao Público

Realização: Prefeitura Municipal de Itaparica

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.