Temporada do monólogo de Matheus Nachtergaele na Caixa Cultural


Foto:divulgação de Leo Aversa

Em ‘Processo de Conscerto do Desejo’, o ator presta uma homenagem e incorpora o eu lírico da sua mãe, a poetisa Maria Cecília Nachtergaele

A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 20 a 24 de setembro de 2017, a peça Processo de Conscerto do Desejo. O espetáculo é uma homenagem que o ator Matheus Nachtergaele faz à mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que faleceu em 1968. No palco, ele recita os textos da poetisa acompanhado do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann.

As apresentações ocorrem de quarta-feira a domingo, às 20h. No sábado e no domingo, também serão realizadas sessões extras, às 18h. Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a preços populares, a partir das 9h da quarta-feira (20), na bilheteria da própria Caixa Cultural, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

A peça teve sua primeira apresentação em julho de 2015, quando Matheus e Luã Belik apresentaram, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana, um recital com músicas que compuseram juntos, acompanhados dos poemas de autoria da mãe poetisa, além das canções por ela adoradas.

Nesta segunda etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. Há um ano na estrada, a peça já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras.

A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: ”Preciso das pessoas como observadores emocionados. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”.

Teatro: Processo de Conscerto do Desejo – com Mateus Nachtergaele
Local: Caixa Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 – Centro
Data: 20 a 24 de setembro de 2017
Horários: quarta a sexta, às 20h | sábado e domingo, às 18h e 20h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas: às 9h do dia 20/09
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.