Gastronomia, música, arte, esporte e lazer em festivais na cidade


Neste final de semana acontece festivais com muita comida boa, música, esporte, capoeira e arte, uma diversão para toda a família que ninguém pode perder, basta apenas escolher o local mais adequado para cada um: Passeio Público, no Campo Grande ou o Parque Metropolitano de Pituaçu.

Festival Alternativo Viva o Parque de Pituaçu

Os participantes terão direito a dois dias de lazer, esportes e cultura para toda a família em um dos locais mais lindos da cidade. O evento acontece dias 16 e 17 de setembro. Trata-se de agitação cultural promovida pelos artistas que atuam no Parque e apoiada pelo Movimento Viva o Parque de Pituaçu com diversas atrações interativas, palestras, educação ambiental, esportes e vida!

A ideia dos promotores do evento é construir uma Agenda Cultural Permanente para o Parque como decorrência das observações que serão colhidas durante o festival por isto acham importante a participação dos soteropolitanos e agendam o dia 16/9 para o Cortejo Cultural nas ruas do Pituaçu e dia 17/9 – Ocupação Cultural no Parque de Pituaçu. Por isto chamam a população para participar de um evento que preza pela preservação ambiental.

Quem for no parque durante o festival vai assistir e também participar de capoeira, samba de roda, remo tecido, slack, oficina teatral, arte de rua (palhaçaria), poesia, dança, espaço leitura inclusiva, música, exposição fotográfica, vídeos ambientais educativos e contação de histórias.

 Festival Tempero Bahia em sua primeira edição

Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Nos dias 16 e 17 de setembro  no Passeio Público terá  muita comida saborosa preparada por chefs dos 25 restaurantes que participam do evento gastronômico ao ar livre com música instrumental excelente da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, do maestro Fred Dantas, da Terra Brasilis e da Viola de Arame. E ainda tem artesanato e produtos da terra.

A primeira edição do Festival Tempero Bahia também agrega arte, cultura e música, tendo como cenário o belo Passeio Público do Palácio da Aclamação – antiga residência dos governantes baianos. O Festival Arte e Cultura se desdobra no projeto Música Instrumental com Tempero, com o melhor da música instrumental brasileira, e o Mercado do Passeio, que funcionará dias 16 e 17 de setembro, das 11h às 20h, oferecendo artesanato, produtos da terra e comidinhas da Bahia.

Quem abre a programação musical no primeiro fim de semana do evento gastronômico é a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, que se apresenta no sábado, 16, às 17h, com direito a apreciar o pôr do sol. A orquestra será regida pelo maestro Rui Torneze, que valoriza a difusão e a divulgação da música caipira no cenário nacional. Na sequência, às 18h30, é a vez da CPI – Choros e Populares Instrumentais, com a presença de músicos da banda Terra Brasilis, que apresentam um repertório onde entram chorinho, baião, samba e frevo, entre outros ritmos.

No domingo, 17, às 16h30, quem abre a tarde musical é o maestro Fred Dantas (foto), acompanhado de Davi Brito no trompete, Estevam Dantas no teclado, Reinam Proença no contrabaixo e Lucas Paulo na bateria. Às 18h, o grupo Viola de Arame é quem finaliza a programação, valorizando o mais antigo instrumento de cordas brasileiro, a “viola caipira” ou “viola de arame”.

Tempero Bahia – Tendo como tema ‘Baía de Todos os Santos – da carne de fumeiro aos frutos do mar’ –, o Tempero Bahia fará de Salvador a capital gastronômica do país, de 14 a 24 de setembro. Nesta sua primeira edição, o Festival firma parceria com a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que neste período realizará o XXII Congresso ARBL, trazendo à cidade mais de 50 chefs. O Tempero Bahia contará com 25 restaurantes, de Itapuã até o Centro Histórico, promovendo a culinária, com a participação de chefs de Salvador e de outros estados. O evento – uma extensão do consagrado Tempero no Forte, que acontece há 11 anos na Praia do Forte –, é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com o patrocínio da Cielo e apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secom, Setur, Secult e IPAC.

 

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.