Flipelô vai movimentar diversos espaços culturais do Centro Histórico


A foto mostra um dos momentos da Festa Literária de Cachoeira (Flica)

A primeira Festa Literária Internacional do PelourinhoFlipelô, que coloca o Pelô no mapa dos grandes eventos literários, acontece de 9 a 13 de agosto em diversos espaços culturais do Centro Histórico, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) que realiza programação integrada e alternativa durante o evento.

A cantora fará a abertura da Festa Literária com um sarau “Maria Bethânia e as Palavras”, vai mesclar leitura e música com canções pouco usuais em seu repertório,  na Igreja de São Francisco, no dia 9 de agosto, às 20h, só para convidados. A artista será acompanhada do violonista Paulinho Dafilin e do percussionista Carlos Cesar.

De acordo com o secretário de Cultura, Jorge Portugal, a Flipelô é a realização de um sonho que há muito tempo a escritora Myriam Fraga, idealizadora do projeto e entusiasta da criação de um evento de celebração da cena literária, compartilhou com ele ali na Casa de Jorge Amado.

“O Pelourinho é a fotografia da Bahia para o restante do planeta, e Jorge é presença no mundo e capaz de magnetizar a atenção dos aficionados por literatura de todas as partes. Portanto, o governo do estado não mediu esforços para estar mergulhado nesse evento que já nasceu sucesso”, afirmou o secretário, ressaltando que a participação da SecultBA reafirma o seu papel nos grandes eventos literários do estado, juntando-se à Flica em Cachoeira, a Fligê em Mucugê e a Flios, em Ilhéus.

O professor Jorge Portugal também está presente na programação participando de um diálogo com o Professor Pasquale Neto, que acontecerá no Museu Eugênio Teixeira Leal, no dia 11 de agosto, sexta-feira, às 16 horas. Para completar, Jorge escolheu a Flipelô para o lançamento do seu primeiro livro de ficção, “Por que o Subaé Não Molha o Mapa”.

Atrações e destaques

Destaques como o Grafias Eletrônicas, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que combina literatura e audiovisual numa mostra com 20 VTs de artistas selecionados através do projeto em parceria com o Irdeb. Em uma mesa serão exibidos livros lançados por meio do Fundo de Cultura – Setorial Literatura; e os quatro volumes das revistas CartoGrafias, lançadas em 2016 através do Mapa da Palavra.BA; exemplares dos livros Autores Baianos, lançados em 2013 e 2014.

A coordenação ainda vai divulgar o projeto Escritas em Trânsito no evento. O Centro de Formação em Artes (CFA) realiza ações voltadas para alunos do curso de teatro da Funceb, da Escola de Dança da Funceb, jovens do Encena da SEC, jovens da rede estadual de ensino, educandos dos projetos arteducativos do entorno.O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vizinho da Casa de Jorge Amado, tem uma programação que inclui diversas exposições, como de figurinos e brinquedos populares, de graffiti; Caixas e Teatro de Lambe-Lambe; e exibição do documentário Jorge Amado 100 Anos.

Na Fundação Pedro Calmon (FPC) acontece a terceira edição do Projeto Violão com a Palavra, aula-show que terá a cantora baiana, Jussara Silveira, acompanhada do violão de Luciano Salvador Bahia e mediada pelo compositor, estudioso da música e literatura popular, Paquito.

Também consta na programação roda de conversa com escritores baianos e a Biblioteca Móvel, que disponibilizará um acervo de mais de 1000 exemplares, acompanhado de atividades de leituras, “contação” de histórias, palhaços, oficinas de recicláveis, peças teatrais e saraus literários.

Exposição e oficinas

A Dimus/Ipac promove na Galeria Solar Ferrão a exposição Carybé Ilustra Jorge Amado, e também uma Oficina de Confecção de Livro de Pano. Também acontecerão oficinas de encardenação artística no Museu Udo Knoff e de contação de histórias no Museu Tempostal. Já a LabDimus (Laboratório de Educação Digital: Museu Arte e Cultura) prepara uma performance baseada no livro Capitães da Areia, com estudantes do Colégio Azevedo Fernandes.

Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, em co-realização com o Sesc, a Flipelô conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura e Instituto CCR, através da Lei Rouanet, e Governo do Estado da Bahia. A produção está a cargo da Maré Produções Culturais, contando com apoio do Shopping da Bahia. A programação da festa literária é gratuita e aberta ao público.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FLIPELÔ

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.