Exposição, musical, capoeira e oficinas com entrada franca


Foto da exposição de Milton Guran

A programação da Casa do Benin tem início na terça-feira (16) com a abertura oficial, às 18h, da Exposição Fotográfica Agudás “Os brasileiros no Benin” que traz painéis com fotos e textos de Milton Guran. E segue com o Musical de Cânticos de origem Ewe-Fon entoado pelos Alabés da Casa Kwe Vodun Zo e a Aula Inaugural de Capoeira. Já nos outros dias tem oficinas de Artes Visuais e de Culinária Beninense. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 30 de junho.

A exposição, assim como o livro Agudás, foi concebida como tese de doutorado de Guran e doada pelo mesmo à Casa do Benin, em 2007, ano da reinauguração da Casa. “Os ‘brasileiros’ do Benin, Togo e Nigéria, também conhecidos como agudás nas línguas locais, são descendentes dos antigos escravos do Brasil que retornaram à África no século passado e dos comerciantes baianos lá estabelecidos no século XVIII e XIX”.

A Casa do Benin é um espaço cultural mantido pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos, integra a 15ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial e gratuita em homenagem ao Dia Internacional de Museus, celebrado dia 18 de maio.

O projeto, promovido pela Ibram, conta com a participação de mais de mil museus em todo país que oferecem três mil atividades especiais ao público como apresentações musicais, oficinas entre outras coisas.

Local: Casa do Benin (Rua Padre Agostinho Gomes, nº 17, Pelourinho. Próximo a ladeira do Pelourinho)
[email protected]
(71) 3202-7890 (71) 3202-7891

Programação:

Exposição Fotográfica Agudás “Os brasileiros no Benin”

Abertura oficial dia 16 de maio (terça-feira), às 18h.

Visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h, até dia 30 de junho.

Musical de Cânticos de origem Ewe-Fon com Alabés da Casa Kwe Vodun Zo

Dia 16 de maio, das 18h30 às 19h30

Aula Inaugural de Capoeira com grupo Gangara

Dia 16 de maio, das 18h30 às 19h30

Oficina de Artes Visuais com professora Régia Ribeiro

Dia 18 de maio, das 14h às 16h.

Oficina de Culinária Beninense com chef de cozinha Ana Célia

Dia 19 de maio, das 15h às 17h.

*Toda a programação tem entrada gratuita.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.