Festival Internacional de Dança reúne artistas do Brasil e do mundo


Batalha de Break, em foto divulgação de Dudu Assunção

O VivaDança Festival Internacional começa nesta quinta-feira (27),  às 20h, no Teatro Vila Velha, e vai até o dia 7 de maio com uma série de espetáculos, mostras, oficinas, residência artística, além de rodada de Negócios, exposição e Batalha de Break com b.boys e b.girls de todo o Brasil. Em média, são mais de 500 artistas, 5.000 espectadores e cerca de 50 atividades por edição. Idealizado pela coreógrafa e diretora Cristina Castro, o evento celebra 11 anos. Maior do gênero no Norte-Nordeste e considerado um dos mais importantes do país, o projeto reúne um conjunto de ações que estimula e fortalece a cadeia produtiva e criativa da arte do movimento, promovendo um espaço de fruição, formação, diversidade, mercado, intercâmbio, diálogo e produção artística.,

PRÉ-ESTREIA – Uma das novidades é o lançamento do filme “Gaga, O Amor Pela Dança”, uma parceria do VivaDança com o Circuito Sala de Arte e a Vitrine Filmes. Vencedora do prêmio de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2016), a obra, do diretor israelense Tomer Heymann, é sobre Ohad Naharin, um dos mais importantes, inovadores e produtivos coreógrafos do mundo, que redefiniu a linguagem da dança contemporânea.

A exibição marca a pré-estreia do VivaDança nesta quarta-feira (26), às 19h30, na sala de arte Cinema do Museu (Corredor da Vitória). O documentário entra em cartaz a partir do dia 27 de abril, nos cinemas do Circuito Sala de Arte, integrando a programação do festival.

ESTREIA – A montagem brasiliense “De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica”, da Anti Status Quo Companhia de Dança (DF), traz uma reflexão muito pertinente sobre a condição urbana humana atual, sob a perspectiva do corpo e da lógica do sistema econômico, na fronteira entre a dança contemporânea, a performance art, a intervenção urbana, as artes visuais e experimentos sociais . Esse espetáculo abre o  VivaDança nesta quinta-feira (27), às 20h, no Teatro Vila Velha.

Programação Internacional

O dançarino e coreógrafo mexicano Francisco Córdova, da companhia Physical Momentum Project, apresenta o espetáculo solo “Ohtli”, onde faz uma relação entre a virtude, horizonte e o sentido dos passos, do ser em busca do eterno horizonte. Dia 29/04, 19h, no Teatro do ICBA. Córdova também orienta uma residência artística no festival, na qual os participantes vivenciam a criação de estados físicos, mentais e emocionais de fisicalidade, com a proposta de encontrar a verdade em seu próprio corpo. 10 vagas são abertas ao público. De 1º a 05/05, 9h às 12h, no Teatro Castro Alves.

Sediado na Alemanha, o Internationales Solo Tanz-Theater Festival – ou apenas Solos Stuttgart – é presença marcante no evento há sete anos. Coordenado pelo diretor artístico fluminense Marcelo Santos, o projeto premia anualmente bailarinos e coreógrafos contemporâneos de todos os continentes.

Na programação 2017, “(E)utopia: a journey between Martin, Thomas and John” – Maxine Van Lishout (Belgica); “TZID” – Beatrice Panero e Pasquale Lombardi (Italia); “Entrelacs” – Veronika Akopova (França/Russsia); “Balance” – Louis Thoriot (Bélgica); “Underneath” – Ravid Abrabanel (Israel). Dia 30/04, 19h, no Teatro Vila Velha.

Programação nacional

A Mostra Casa Aberta, que celebra a diversidade da dança na Bahia, em diferentes formatos – solos, duos, grupos – com o objetivo de promover uma grande confraternização dos diversos estilos de dança, despertar o sentimento de classe, a consciência de mercado e estabelecer um espaço democrático, agregando grupos, academias, companhias, coletivos artísticos e artistas independentes da dança. Dias 4 e 5 de maio, às 20h, no Teatro Vila Velha.

Este ano, a Mostra Casa Aberta e o festival trazem à tona a importância do ensino, da qualificação e do aprimoramento profissional do dançarino, promovendo dois dias inteiros de oficinas variadas, no Teatro Castro Alves. Dias 6 e 7 de maio, das 9h às 17h30.

Também completando uma década de história, a Batalha de Break VivaDança reúne em sua comissão de jurados a B. Girl Nitro (SP), Lalá Dance (PE) e B. Boy Perna Work (DF), além de DJs de responsa no cenário nacional, como DJ Mamed (MG) e DJ Jarrão (BA). No total, 32 duplas de b.boys e b.girls de diversas regiões do Brasil disputam na competição, promovendo também um grande encontro entre a Periferia e o Centro.

Há ainda um intercâmbio com o festival MOVA-SE (AM), no qual os campeões da Bahia e da Amazônia integram a programação da Batalha de ambos, pelo segundo ano. Dia 07 de maio, às 14h, no Teatro Vila Velha.

Mostra Baiana de Dança Contemporânea – O  VivaDança realiza ainda a 4ª Mostra Baiana de Dança Contemporânea e contempla em 2017 seis criações de artistas baianos: “Em breve espaço curto de tempo” (Jorge Silva Cia de Dança), “Casa Azul” (Confraria 27), “Ondinar” (Dejalmir Melo), “Demolições – La Petite Mort” (Thiago Cohen), “Da própria pele, não há quem fuja” (ExperimentandoNUS Cia. de Dança) e “Há Violência no Silêncio?” (Nirlyn Seijas). A mostra fica em cartaz de 27 de abril a 1º de maio, no Teatro do ICBA, Teatro Vila Velha e no casarão Espaço Charriot.

BTCA – Integrando a programação, o Balé Teatro Castro Alves estreia o espetáculo “Lub Dub”, dirigido pelo coreógrafo sul-coreano Jae Duk Kim. A montagem, formada por um elenco de dez dançarinos utiliza em sua criação a percussão como tema e motivação sonora.

De Goiânia vem o espetáculo O Crivo, do dançarino e coreógrafo mineiro João Paulo Gross – inspirado no conto “Primeiras Estórias”, do escritor Guimarães Rosa. Dia 03/05, às 15h e às 20h, no Teatro ICBA.

EXPOSIÇÃO – A Exposição VivaDança, realizada em parceria com o Shopping da Bahia, atrai milhares espectadores, todo ano. As fotos são de João Milet Meirelles com intervenção de Pedro Gaudenz, artista visual baiano radicado em Barcelona. O centro comercial recebe ainda no Dia Internacional da Dança, 29/04, a apresentação do grupo Insight e intervenções em diferentes espaços do Shopping. Praça Mãe Menininha do Gantois – Shopping da Bahia – de 27/04 a 07/05.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.