Festa de São Jorge em Salvador


Foto oquefazernabahia.com

No dia de São Jorge (23), em Salvador será realizado tríduo preparatório (de 20 a 22 de abril) tanto na paróquia dedicada ao santo, que fica localizada no bairro do Jardim Cruzeiro, como também na Catedral Basílica Primacial São Salvador, Terreiro de Jesus.

Na paróquia, cada noite será abordado um tema: “São Jorge: Testemunho de Esperança” (1ª noite), “São Jorge: Testemunho de Caridade” (2º dia) e “São Jorge: Testemunho de amor” (3º dia). Na data dedicada a São Jorge (23) a programação conta com uma alvorada às 5h, seguida de missas às 8h e às 13h, ambas presididas pelo pároco, padre Clóvis Souza Santos. A partir das 16h haverá uma caminhada saindo do Largo de Roma e seguindo em direção à matriz da paróquia São Jorge, encerrando com a bênção com o Santíssimo Sacramento. Para encerrar os festejos, o bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva presidirá a Missa Solene, às 19h.

Na Catedral Basílica, o tema este ano é “São Jorge, como a Virgem Maria, nos ensina a viver com fidelidade o nosso SIM a Deus”. Os respectivos dias serão dedicados aos seguintes temas:

1° Dia- Com o testemunho de S. Jorge dizer “Sim” a Deus nos faz comprometidos com toda a criação.

Pregador: Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

Homenageados: Paróquia de São Jorge, Paróquias da Forania 1, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Monte Pio dos Artistas, Entidades do Centro Histórico de Salvador.

2° Dia- Com as armas de S. Jorge dizer “Sim” a Deus nos faz romper com o pecado.
Pregador: Pe. Narciso Dias do Espírito Santo.
Homenageados: Movimentos e Pastorais da Arquidiocese.

3° Dia- Com o ensinamento de S. Jorge dizer “Sim” a Deus nos impulsiona a anunciar a Boa Nova.
Pregador: Frei José Jorge Rocha.
Homenageados: Comunidade Franciscana, Ordens Terceiras, Irmandades, Devoções e Comerciantes do Centro Histórico.

Solenidade: 23 de abril:

05:30 Alvorada com fogos e repiques de sinos.

06:00 Ofício da Imaculada.

07:00 Oração do Terço de São Jorge.

07:30 Café Comunitário.

09:00 Adoração ao Santíssimo Sacramento.

10:00 Procissão.

11:00 Missa Solene presidida pelo Cônego Lázaro Silva Muniz.

São Jorge

Nascido por volta do século III, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e filho de pais cristãos, Jorge aprendeu ainda na infância a ser obediente a Deus e a crer em Jesus Cristo como o seu único Salvador. Após a morte do pai, mudou-se para a Palestina com sua mãe, onde foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e, aos 23 anos, já exercia altas funções na corte imperial.

Na época, o imperador Diocleciano planejava mandar matar todos os cristãos e, no dia em que o senado confirmaria o decreto imperial, Jorge declarou-se espantado com a decisão e passou a afirmar que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, e defendeu somente a fé em Jesus Cristo. Ao ouvi-lo, o imperador mandou torturá-lo até que ele negasse a fé em Jesus, entretanto Jorge continuou firme como servo de Deus e não fez o que o imperador queria. Insatisfeito com a postura de Jorge, Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303. (Fonte: Ascom da Arquidiocese de São Salvador da Bahia)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.