“Bate-papo do Walter”, na TV Dimas, comenta o filme Tristana de Luis Buñuel


 

Catherine Deneuve em cena no filme Tristana dirigido por Luis Buñuel

O amadurecimento das conversas após as sessões do Cineclube Walter da Silveira, que teve início em fevereiro de 2015, fizeram com que seus organizadores principais, Bertrand Duarte e Adolfo Gomes, buscassem alternativas para gerar um programa audiovisual que registrasse as conversas em torno das obras e que pudessem, para além de ser um registro, servir também de objeto de estudo e contemplação dos filmes abordados pelo Cineclube Walter da Silveira.

“O formato das conversas nos animou muito. Sempre dois convidados por bate-papo, de áreas diversas – não somente de cinema ou audiovisual – ampliou bastante a qualidade de abordagem das obras. Percebemos que o interesse do público pelas conversas era equivalente ao interesse pelos filmes. Em algumas edições chegamos a quase duas horas de ótima e fluída conversa,” ressalta Bertrand Duarte, diretor da DIMAS.

A solução foi buscar um parceiro que pudesse trazer o mínimo de estrutura para se juntar à da DIMAS e transformar o foyer da Sala Walter da Silveira num estúdio de gravação do programa, com a participação do público. Este apoio foi conquistado a partir do interesse de Wiltonauar Moura (Tanau), da Larty Mark, e Anderson Caldas, um dos diretores da TV Kirimurê.

A empreitada já conta com quatro programas gravados, em fase de finalização; a equipe da TV Dimas voltou-se para editar e finalizar o programa como um produto para TV ou para plataformas de Internet, que é o caso da TV Dimas. Nomeado como “BATE-PAPO DO WALTER” em alusão ao próprio Cineclube e Sala Walter da Silveira, o primeiro programa, abordando o clássico “TRISTANA”, de Luis Buñuel, estreia na TV Dimas no dia 30 de março, nas suas respectivas páginas do Facebook e YouTube. Nesta primeira edição, os convidados foram Celso Junior, ator, diretor teatral e professor; e Raimundo Chagas, mestre em Arquitetura e Cinema e Curador do Cinema do Museu Rodin, e ainda a participação de Adolfo Gomes, crítico de cinema e curador da Sala Walter da Silveira, com apresentação e mediação de Bertrand Duarte, ator e diretor da DIMAS/FUNCEB.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.