Palacete das Artes recebe a exposição ‘Mulheres e Artivismos’, de Nadia Benavides


Angel de barro (acrilico sobre tela)

Para homenagear Dia Internacional da Mulher, o Palacete das Artes recebe nesta terça- feira (7 de março), às 19h, a exposição “Mulheres e Artivismos”, da artista visual Nadia Benavides. A mostra, instalada no segundo pavimento do museu, contempla 35 obras, incluindo acrílicos sobre tela e pinturas digitalizadas, além de um acervo ilustrativo, fotográfico e documental de Nadia Benavides, Paula Ubilla, acompanhados com poesia de Mariam Pessah, Rosye Saez, Alejandra Ziebrecht e música da Vasti Michel, Mo Maie, Evelyn Cornejo e La Pispireta.De acordo com a artista, a exposição é concebida como registro visual, e comemora a diversidade das mulheres, inspirada na memória das civilizações pré-colombianas.

“Reconto a história das mulheres que foram censuradas, plagiadas e queimadas. Registro e apoio criativamente as manifestações pela liberdade e empoderamento das mulheres e meninas. Celebro os momentos de união entre elas e de sororidade, lugar de onde concebo encontros maravilhosos de seres conscientes de sua identidade e força. Acredito na arte como uma prática e como uma ferramenta necessária para uma verdadeira mudança sociocultural e consciente”, defende.

Nadia Victoria Benavides nasceu em 1985, na cidade portuária de Talcahuano, província de Concepción, Chile. Estudou Artes Plásticas na Universidade de Concepción e especializou na técnica de gravura, embora trabalhe atualmente com pintura em tela, parede, corpo, além de ilustração, fotografia, performance, escultura e mosaico. Trabalha como artista independente, ativista, expositora, viajando por diferentes lugares do Chile, Argentina, México, Brasil, Peru, Bolívia, Guatemala, Espanha e outros.

Palacete das Artes (IPAC/SECULT)
Exposição Mulheres e Artivismos, de Nadia Benavides
Abertura: 7 de março, às 19h/ Visitação: até 26 de março
Rua da Graça, 284
71 3117 6987/6997
facebook: Palacete das Artes
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h/Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.