A “Praça do Frevo” baiano e pernambucano agita o Pelô


Carlos Pitta, o primeiro artista baiano a usar a guitarra baiana no galope estará em “A Praça do Frevo Elétrico, neste Carnaval, das 20 às 22 h na Praça Tereza Batista, dentro da Programação do Carnaval do Pelourinho/2017. Na edição de domingo passado milhares de pessoas – baianos, gente de diversas áreas do país e do exterior – participaram da praça que foi um sucesso até mesmo pela novidade o local.

O público pode ouvir o frevo baiano e o pernambucano. Segundo Carlos Pitta, “O que difere o frevo composto na Bahia em paralelo ao de Pernambuco, é que o frevo da Bahia tem uma característica elétrica com um som original baseado na guitarra baiana, enquanto o frevo pernambucano se baseia nos metais”. Na letra da música “Vassourinha Elétrica” de Moares Moreira”, se diz “E o frevo que é pernambucano/sofreu ao chegar na Bahia/um toque/um sotaque baiano/pintou uma nova energia”.

E é dentro dessa nova energia que o cantor e compositor Carlos Pitta vem há mais de 20 anos mantendo dentro da sua agenda de shows um espaço dedicado ao frevo da Bahia, quer seja em palco fixo ou mesmo em trio ele é o criador da música Cometa Mambembe, clássico do carnaval que cita a guitarra baiana.

Com uma banda formada por grandes músicos como, Ricardo Marques (guitarra baiana/base e solo), Moisés Gabrielli (contrabaixo), Tedy Santana (bateria), Sebastian Notinni (percussão), Gel Barbosa (Acordeon). Com um repertório baseado em músicas próprias, de Armandinho, Dodô e Osmar, Novos Baianos, Moraes Moreira, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tuzé de Abreu, A Cor do Som, além de músicas atuais dentro de uma roupagem do Frevo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.