Conferência sobre Carnaval


Osmar Macedo, um dos inventores do Trio Elétrico

“Carnaval da Bahia: nota histórica e desafios contemporâneos” é tema de conferência que será pronunciada pelo professor e vice-reitor da Ufba, Paulo Miguez, dia 16 de fevereiro (quinta), às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Piedade), com entrada gratuita.

Durante o encontro, o especialista em estudos sócio-econômicos da cultura e políticas culturais falará sobre a conjunção de três momentos do nosso cenário, de forma diferente: o trio elétrico (em 1950), dando nova forma a música brasileira, os blocos afro (metade dos anos 1970) e a empresarialização dos blocos carnavalescos, que estabeleceu, a partir dos anos 1980, um carnaval “afro-elétrico-empresarial”, caracterizado por uma robusta economia da festa.

Nos últimos cinco anos, conforme explica o professor, mudanças na arquitetura do mercado carnavalesco vem provocando impactos que, certamente, apontam para uma reconfiguração dos festejos de Momo em Salvador. Que Carnaval será este? É o que será discutido com o público.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de ações continuadas a instituições culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Sobre Paulo Miguez: Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia UFBA (1979), mestre em Administração (UFBA, 1995) e doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA, 2002). Atualmente é vice-reitor da Ufba e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da mesma universidade. Pesquisador do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (UFBA), foi Assessor Especial do Ministro Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, e membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Principais áreas de interesse: estudos sócio-econômicos da cultura; políticas culturais; e estudos da festa, com ênfase no carnaval.
Conferência sobre o Carnaval da Bahia
16 de fevereiro, às 17h
Sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.