Festa de Iemanjá se aproxima


Foto divulgação: Rita Barreto

 

Odoyá! Uma das principais festas do calendário festivo de Salvador está chegando. Dois de fevereiro, dia de saudar Iemanjá no Rio Vermelho. Bairro onde se localiza a Colônia de Pescadores que todos os anos homenageia a Rainha do Mar com grande festa para baianos e turistas. Por Noemi Flores

É lá que devotos levam oferendas para a  grande orixá dos mares como perfumes e flores (inclusive é recomendado que os presentes sejam o mais natural possível para não contaminar o mar, os perfumes levados devem ser  jogados nas flores e o vidro é descartado). Os presentes são colocados em balaios para ser lançados no alto mar pelos pescadores. Geralmente por volta das 16 horas saem em embarcações soltando fogos para a Rainha do Mar, formando  um verdadeiro espetáculo marítimo para ser observado.

A festa de Iemanjá é uma das mais belas e famosas da cidade, onde o bairro do Rio vermelho fica colorido de branco e azul das vestes dos visitantes, dentre estes  baianos e turistas, que vão render homenagem à Rainha do Mar. Há uma peculiaridade diferente de outras festas de santos que realizam a famosa lavagem em adro de igrejas. Já a de Iemanjá não ocorre isto porque se trata de um orixá, do Candomblé, uma divindade em forma de sereia que protege as águas do mar.

Um  evento sem  trio elétrico, porém com vários blocos e bandas , formados por populares, artistas e associações de bairro, relembrando carnavais passados. Desfilam pelas ruas do bairro, sem cordas, o que democraticamente podem ser seguidos por quem quer entrar no embalo da música contagiante. E, seguramente, com um policiamento ostensivo.

Hotéis, bares e restaurantes e pousadas se transformam em camarotes, regados a pratos típicos  e bebidas, para proporcionar ao turista uma melhor visibilidade da festa, além, é claro, das barracas espalhadas pelas ruas do bairro oferecendo tira-gostos e bebidas.

Em alguns destes estabelecimentos, para a comodidade do baiano e turista, é cobrado um valor para a entrada com direito à almoço, geralmente são as famosas feijoadas. Uma festa interna para assistir a show de bandas ou cantores contratados, longe da movimentação para quem quer tranquilidade e diversão.

Programação Oficial da Festa de Iemanjá (Fonte: Blog do Rio Vermelho):
  • 01/02/2017 – 07h – ABERTURA DO CARAMANCHÃO PARA RECEBER AS OFERENDAS 
  • 01/02/2017 – 23h – TERREIRO DE MÃE JACIRA (CAMDOMBLÉ) 
  • 02/02/2017 – 02h30′ – PRESENTE DE OXUM (DIQUE DO TORORÓ
  • 02/02/2017 – 04h45′ – CHEGADA DO PRESENTE PRINCIPAL AO RIO VERMELHO 
  • 02/02/2017 – 04h45′ – ALVORADA DE FOGOS DE ARTIFÍCIO 
  • 02/02/2017 – 15h30′ – SAÍDA DO PRESENTE PRINCIPAL 
  • 02/02/2017 – 18h – ENCERRAMENTO DA FESTA (RELIGIOSA) 
Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.