Zélia Duncan e Daniela Mercury no Dia do Samba


Zélia Duncan. 09 de setembro de 2015 Foto: Roberto Setton | Divulgação
A cantora em foto divulgação de Roberto Setton

Zélia Duncan, Daniela Mercury, Juliana Ribeiro, Claudete Macedo, Gal do Beco, Verônica do Mar, Vânia Bárbara, Clécia Queiroz, Cláudia Costa compõem o time mulheres que celebram o samba e a contribuição feminina para o mais brasileiro dos ritmos. Elas se apresentam no Dia Nacional do Samba,  2 de dezembro, no Terreiro de Jesus, a partir das 19h.

Os 100 anos de samba serão celebrados na Bahia durante a 44ª edição da Semana do Samba, que realiza diversas atividades e, no dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, o sempre apoteótico show que reúne grandes nomes do samba brasileiro, no Terreiro de Jesus, a partir das 19h. E como este ano a Semana do Samba também homenageia as mulheres e sua atuação para a continuidade e renovação do gênero, Zélia Duncan é um dos destaques desta edição e chega a Salvador com o show baseado no seu mais novo disco “Antes do Mundo Acabar”, onde ela canta sambas.

daniela-mercury

Com direção geral de Edil Pacheco e direção de produção de Paulo Dourado, o Dia do Samba reúne outras grandes artistas como , Juliana Ribeiro, Claudete Macedo, Gal do Beco, Verônica do Mar, Vânia Bárbara, Clécia Queiroz, Cláudia Costa, todas cantando samba. Destaque para Daniela Mercury, que sempre flertou com o ritmo em suas variadas formas e fará uma apresentação especial. Mas há lugar para a voz dos homens também, claro. Edil Pacheco, Nelson Rufino, Walmir Lima, Gerônimo, Aloísio Menezes, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Roque Bentenquê, Tom Barreto e o grupo paulista Bambas de Sampa, subirão ao palco no grande show.

Antes do Mundo Acabar – Zélia Duncan canta samba no seu mais novo disco “Antes do Mundo Acabar”, e traz composições inéditas, compostos por Zélia e vários parceiros, e outras que surgiram nas pesquisas de repertório, como “Por que você não me convida agora”, de nosso amado Riachão . Mas tem também músicas de Xande de Pilares, que co-assina três faixas e dá uma canja no samba “No meu país”, e parcerias com Pedro Luís, Ana Costa, Bia Paes Leme, Zeca Baleiro e Arlindo Cruz. Da pesquisa inicial, Zélia Duncan registrou sambas Paulinho da Viola (“Pintou um Bode”), Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho (“Em cada canto uma esperança”) e Moacyr Luz (“Vida da minha vida”). “São 5 mestres, além de uma linda composição que Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Fred Camachofizeram especialmente pra mim (“Por água abaixo”)”, comemora. “Antes do Mundo Acabar” já é um sucesso – além de super bem aceito pela crítica, consagra Zélia como (também) cantora de samba e promete botar toda a família para cantar e dançar como se não houvesse amanhã.

O Samba faz 100 Anos – O dia 27 de novembro 1916 entrou para a história da música como data oficial do nascimento do samba porque foi neste dia que ocorreu o registro na Biblioteca Nacional de “Pelo Telefone”, oficialmente o primeiro samba da história. A composição era de Donga, filho da baiana Tia Amélia (parceira da lendária Tia Ciata, entre outras baianas festeiras que se mudaram para o Rio) e foi gravado em 1917 por “Baiano”, um cantor e violonista, natural de Santo Amaro da Purificação, à época muito conhecido no Rio de Janeiro.

O Samba Nasceu na Bahia – Os africanos capturados pelo tráfico escravista eram oriundos de uma grande variedade de etnias e falavam línguas distintas. E assim eram agrupados, (com base nessa diversidade) para que não se entendessem, dificultando de toda forma a articulação de rebeliões e ações de resistência. Foi nesse contexto que os batuques e os toques dos orixás funcionaram como uma linguagem que aglutinou esses escravos permitindo um entendimento entre eles que ia além de simples palavras. E foi daí que surgiu o samba em toda a sua diversidade.
A matriz foi o samba da Bahia (o samba de roda) surgido no Recôncavo e que é hoje tombado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.