Riachão, Alcione, Rufino e Martinália nos 100 anos do samba


riachaoOs 100 anos de samba vão ser comemorados, de 20 a 26 de novembro,  em São Francisco do Conde, pertinho de Salvador, apenas 67 km de distância. Uma roda de samba do Recôncavo Baiano, onde tudo começou  e para ninguém botar defeito, pois estarão lá nada mais nada menos do que Alcione, Fundo de Quintal, Martinália,  Riachão, Nelson Rufino e muito mais, no Largo do Benzê, às 21h com entrada franca.


O Brasil celebra os 100 anos do Samba. O Recôncavo esta em festa, o nosso maior Patrimônio Musical será comemorado com diversas ações, oficinas, caminhada, mostras, documentários, exposição fotográfica “Mulheres Sambadeiras”, artistas de todo o país no IV Festival De Samba De Roda Do Recôncavo Baiano, em São Francisco do Conde. A abertura oficial da celebração acontecerá no domingo, dia 20 de novembro, com diversas atrações. Pela primeira vez no mesmo palco, Alcione, Nelson Rufino, Martinália e Riachão, num show digno dos 100 anos. O mestre Riachão, da famosa: “Chô Chuá, Cada Macaco No Seu Galho” faz parte dum seleto grupo de lendas vivas do samba.

Até hoje há quem questione a origem do samba. Mas o certo é que, passado um século, ainda mantém-se popular e cada vez mais cultuado. Símbolo da nossa cultura se espalhou por todo o país e é visto em todo o mundo como a principal manifestação artística do Brasil.

Surgido no século 19, de raízes africanas, mais especificamente do batuque que, no período colonial, os escravos negros promoviam nas senzalas, teve como alicerces o canto, instrumentos rústicos e a dança, mais baiano impossível. Se espalhou por cada região e os que mais se fixaram foram o Samba, no Rio de Janeiro e o Samba de Roda, no Recôncavo Baiano, que foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2005.

Teve surgimento com as tias baianas – termo como ficaram conhecidas as baianas descendentes de escravos no final do século XIX e que deixaram Salvador por causa de perseguições policiais do início do século passado indo para o Rio de Janeiro. Figuras influentes no surgimento do ritmo e, entre elas destacaram-se Tia Amélia, Tia Prisciliana e Tia Ciata (Dona Hilária Batista de Almeida).

São consideradas também pelo Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil as matrizes do samba no Rio de Janeiro: o Partido Alto, o Samba de Terreiro e o Samba Enredo, que se tornaram, ao longo do século XX, símbolos da identidade brasileira.

IV FESTIVAL DE SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO
Largo Do Benzê – De 20 a 26/11
Santa Cruz Do Conde
Entrada Franca

A Bahia comemora o centenário do samba com o IV Festival do Samba de Roda do Recôncavo do dia 20 ao dia 26 de novembro. Acontecerá no Largo Maria do Benzê – Orla Marítima do Município, Mercado Cultural e contará com a presença de vários sambas de roda do Recôncavo, entre eles, Samba Filhos da Terra, Samba Raízes do Monte, Samba Raízes de Angola, participação especial da cantora franciscana Isabel Nogueira, Samba São Gonçalo, Samba Amigos do Samba, Samba Chula Filhos da Pitangueira, As Paparutas, Samba Coral As Marisqueiras, Raízes de São Francisco, Samba Batuque de Negro, Samba Renovação, Mistura do samba, Poder do Samba, Samba Críolo, Samba São Gonçalo, Samba Chula Os Filhos de Zé e Samba Filhos de São Francisco.

Artistas consagrados nacionalmente, como Alcione, Martinália, Fundo de Quintal, Riachão, Nelson Rufino, Dio Bandas, Neto Bala e Germano Cruz também farão parte das comemorações.
Na Praça Maria do Benzê será montada uma estrutura que permitirá a exposição de artesanatos, shows, workshops e venda de comidas típicas e bebidas.

No Mercado Cultural terá uma Exposição Fotográfica intitulada “Mulheres Sambadeiras Sua Historia e Suas Memórias” que homenageará sambadeiras pertencentes aos grupos tradicionais de samba de roda do Município, indicadas por 13 mestres de samba de roda. A Exposição será aberta ao público no dia 24/11, às 18 horas, com a Cerimônia de Premiação e nos dias 25 e 26/11, das 14h às 20h.

A grande novidade do IV Festival de Samba de Roda do Recôncavo 2016 será a abertura do Evento no dia 20/11/2016, com a Caminhada do Samba, cujo Tema será “O Chula e o Corrido Lado a Lado nessa Historia” que sairá da Entrada da cidade às 14 h, com destino a Praça Maria do Benzê e contará com a presença e animação das Bandas: Dio Bandas e Neto Bala.
E tudo isso com entrada franca.

Dia 20 às 21h
Local: – Largo Maria do Benzê – Orla Marítima do Município, Mercado Cultural São Francisco do Conde
Atrações: – Shows: Alcione, Martinália, Fundo de Quintal, Riachão, Nelson Rufino.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.