Psiconcerto da OSBA com palestra sobre humor


osba_2016-_foto_mauricio-serra-01_editadaEis aí uma opção interessante de lazer e, por sinal, gratuita, para amantes de música erudita, o “Psiconcerto”,  com direito assistir à palestra do psicanalista convidado Carlos Pinto sobre o “Humor” ao som de Mozart e Strauss e outros clássicos. O local é o Museu  de Arte Moderna da Bahia (MAM), na sexta-feira, 4 de novembro.

“Humor” é o tema de estreia do Psiconcerto, o novíssimo projeto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que estreia no dia 4 de novembro, sexta-feira, no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão (Av. Contorno), em duas sessões com entrada gratuita:  às 17h (distribuição de senhas a partir das 16h30) e 19h (distribuição de senhas a partir das 18h30), sujeita à capacidade do local – 150 pessoas para cada sessão. O programa integra nova edição do Sarau OSBANOMAM.

Nesta edição, o público assistirá à apresentação de três peças sinfônicas sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da OSBA, intercaladas com palestra do psicanalista convidado Carlos Pinto, abordando o tema em destaque. O “humor” será ilustrado com a execução das composições: Divertimento em Fá Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); Pizzicato-Polka, de Johann (1825-1899) e Josef (1837-1870) Strauss, e Divertissement, do compositor francês Jacques Ibert (1890-1962).

O projeto “Psiconcerto” conta com a curadoria da psicóloga Mariana Gordilho e a participação especial do professor e compositor Paulo Costa Lima, da UFBA.  Na sequência da temporada, depois do “Humor” serão apresentados os temas “Amor”, “Poder” e “Medo”, no mesmo formato de concerto e palestra. A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O PSICONCERTO conta com o apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM.

Música e reflexão – Carlos Prazeres explica que, no início do século XX, com o advento da psicanálise, a humanidade mudou completamente a sua forma de enxergar o pensamento humano. E não poderia ser diferente com a música. Compositores da Segunda Escola de Viena, como Arnold Schoenberg, Anton Webern e Alban Berg, assim como (Gustav) Mahler e (Alexander von) Zemlinski, tiveram suas obras profundamente influenciadas pela psicanálise. “O propósito do PSICONCERTO é estabelecer uma relação entre elementos da psicanálise e a música, seja ela de qual época for. É um concerto que vai nos legar um espírito de reflexão e, ao mesmo tempo, a consciência daquilo que a música pode produzir em nós”, afirma o maestro.

PSICONCERTO” (Sarau OSBANOMAM)

Regência: Maestro Carlos Prazeres

Local:      Casarão do MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia (Solar do Unhão), Av. Contorno

Data:       04 de novembro, sexta-feira

Horário: 17h (distribuição de senhas a partir das 16h30)

               19h (distribuição de senhas a partir das 18h30)

 Entrada gratuita, sujeita à capacidade do local – 150 pessoas por sessão

Data: 04/11/2016

Valor: Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.