11º Festival Tempero no Forte em dezembro


tempero-do-forte-tereza-paimA 11a edição do Festival Tempero no Forte será de 1º a 11 de dezembro na Praia do Forte, a vila de pescadores mais charmosa e emblemática do Litoral Norte baiano. Este ano a chef Tereza Paim (foto), curadora do festival, e a empresária Djanira Dias, produtora do evento, escolheram como tema a Mandioca.

Como já é tradição, os chefs que participam do evento deverão incluir a mandioca e/ou seus derivados nos pratos criados para o evento, que movimenta os restaurantes da Praia do Forte e de outras localidades do Litoral Norte, fortalecendo, a cada ano, a culinária brasileira, em geral, e a baiana, em particular.

Um dos principais alimentos utilizados pelos colonos no Brasil Colônia, a mandioca – também conhecida como aipim e macaxeira – é um dos alimentos mais consumidos pelos nordestinos, fazendo parte da dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas no mundo em desenvolvimento. Originária do Brasil – era a base alimentar dos indígenas – foi levada para a África e hoje é plantada em mais de 80 países, sendo o Brasil o terceiro maior produtor, depois da Nigéria e da Tailândia.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.