Teatro e exposição no Espaço Barroquinha


foto_andrea_magnoni-3Esta semana, 18 a 23, Dona Barroca traz para sua casa a saudade e a lembrança em forma de exposição, uma divindade das águas em forma de teatro. Na sala Mário Gusmão, de 20 a 23 de outubro, às 19h, quem sobe ao palco é Sulivã Bispo (foto) com o espetáculo teatral KAIALA , uma divindade das grandes águas, dos mares e oceanos, com direção de Thiago Romero.

Exposição itinerante – De quarta a domingo, das 14 às 19h, está aberta ao público a exposição itinerante promovida pelo Itaú Cultural A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira que apresenta um percurso iconográfico de um sentimento pessoal e universal registrado em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A montagem da exposição em Salvador é resultado da parceria com a Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura Municipal de Salvador.

Na Galeria Juarez Paraíso / Espaço Cultural da Barroquinha, há 13 obras pertencentes ao acervo do Itaú Cultural e outras fotos selecionadas pelo curador durante a pesquisa para a exposição, exibidas em formato de vídeo-projeção. Elas remontam ao início do movimento modernista na fotografia nacional, nos anos 1940, de autoria de German Lorca, José Oiticica Filho, Ademar Manarini, José Yalenti, Julio Agostinelli e de dois estrangeiros residentes no país, o letão Alexandre Berzin e o austríaco Kurt Klagsbrunn. Neste espaço ainda há trabalhos de Luciano Andrade, nascido em 1950, na Bahia, cujo olhar contemporâneo dialoga com o dos demais artistas.

A mostra fica em cartaz até 11 de dezembro, e reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, incluindo sete baianos – Adenor Gondim, Aracy Esteve Gomes, Aristides Alves, Iêda Marques, Lita Cerqueira, Luciano Andrade e Voltaire Fraga.

Teatro – Na sala Mário Gusmão, de 20 a 23 de outubro, às 19h, quem sobe ao palco é o espetáculo teatral KAIALA, com direção de Thiago Romero. Kaiala é uma divindade das grandes águas, dos mares e oceanos, tida, segundo a visão Bantu, como o útero materno, gerador de todas as espécies, inclusive a raça humana é a inspiração poética para contar a história de uma menina de 10 anos assassinada em uma invasão ao seu terreiro. Em seu primeiro solo, Sulivã Bispo percorre a trajetória da menina Kaiala a partir de três pontos de vista: a avó, o irmão de santo e a evangélica, para discutir temas como racismo, intolerância religiosa e a morte sistemática de jovens negros no Brasil. O espetáculo faz parte do Projeto de Extensão e Experimentação artística PibiexA – UFBA 70 ANOS que tem Maurício Pedrosa como tutor.

Ficha Técnica

Direção Thiago Romero
Concepção e Atuação: Sulivã Bispo
Orientação: Maurício Pedrosa
Figurino: Tina Melo
Cenografia: Thiago Romero
Iluminação: Alisson Sá
Coreografia: Nildinha Fonseca
Direção Musical: Luciano Bahia
Instrumentista: Sanara Rocha
Direção de fotografia/vídeo: Erick Paz
Direção de Produção: Luiz Antônio Sena Jr.
Produção Executiva: Bergson Nunes, Ícaro Piton e Diego Moreno
Produção: DAGENTE PRODUÇÕES
Acessória de imprensa: Caio Cézar
Desing Gráfico: Diego Moreno
Foto: Andrea Magnoni

Programação:

· Exposição A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira

O quê: Exposição itinerante A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira, do Itaú Cultural em parceria com a FGM

Quando: de 12 de outubro a 11 de dezembro – de quarta-feira a domingo, das 14h às 19h

Onde: Galeria Juarez Paraíso – Espaço Cultural da Barroquinha
Entrada gratuita

 

O quê: Kaiala – Espetáculo teatral

Quando: 20 a 23/10 – às 19h

Onde: Sala Mário Gusmão – Espaço Cultural da Barroquinha

Quanto: 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.