Livro Equede – A mãe de todos será lançado no Terreiro Casa Branca

No dia internacional da mulher - 8 de março - será lançado às 19h, no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, Equede - A Mãe de Todos, o livro testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, conhecida como Equede Sinha.


Livro Equede a mãe de todosNo dia internacional da mulher – 8 de março – será lançado às 19h, no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, Equede – A Mãe de Todos, o livro testemunho de Gersonice Azevedo Brandão, conhecida como Equede Sinha.

A publicação é da editora Barabô e mostra a importância, o respeito e o reconhecimento que o cargo de equede tem dentro do candomblé. O livro conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

Além registrar um testemunho – visto a raridade de se encontrar publicações com figuras de destaques da comunidade negra sendo porta vozes de sua própria história, sem intermediários – o livro é também uma publicação histórica, já que a vida de Sinha, nascida dentro do terreiro da Casa Branca, se funde com a história do mais famoso terreiro de candomblé nagô do Brasil.

Com 172 páginas, o livro conta com mais de 200 fotos do acervo pessoal da autora, da Casa Branca e dos fotógrafos Dadá Jaques, Flávio Damm, da Fundação Pierre Verger, além de ilustrações exclusivas do artista Carlos Rezende. Organizado por Alexandre Lyrio e Dadá Jaques, traz ainda histórias inéditas, nunca registradas, como a invasão do Posto Esso imposta contra o terreiro na década de 70.

“A dedicação é a marca de equede (…) Para exercê-lo devidamente, como mostra Sinha com sua obra e exemplo, o amor é indispensável”, garante o antropólogo e ogâ de Iansã da Casa Branca, Ordep Serra, ao escrever a apresentação do livro, logo nas primeiras páginas. O livro Equede – A Mãe de Todos é uma declaração de amor da Equede Sinha ao povo de axé e especialmente à família da Casa Branca, a sua mãe biológica, vovó Conceição e as entidades de luz, os Orixás. Uma leitura que ensina um pouco da cultura afro-brasileira e muito da nossa história. E como diz a própria autora. Equede é mãe. De Exu a Oxalá.

Quando: 8 de março, às 19h.
Local: Praça de Oxum do Ilê Axé Iyá Nassô Oká – Terreiro Casa Branca, Avenida Vasco da Gama, 463.
Editora Barabô
Valor do livro: R$ 100 (promocional de lançamento)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.