Exposição amanhã em Araci

Será aberta amanhã (22), às 19h, nos jardins da Praça da Conceição, na cidade de Araci, localizada cerca de 200 km de Salvador, na Mesorregião do Nordeste Baiano e na Microrregião de Serrinha, uma exposição com fotos aéreas do ano de 1974.


Museu em Araci

Será aberta amanhã (22), às 19h, nos jardins da Praça da Conceição, na cidade de Araci, localizada cerca de 200 km de Salvador, na Mesorregião do Nordeste Baiano e na Microrregião de Serrinha , uma exposição com fotos aéreas do ano de 1974.

As fotos mostram as mudanças desse centro urbano nos últimos 42 anos e é apoiada pelo Edital Setorial de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Além da mostra à céu aberto,  parte do Projeto Revitalização do Museu do Centro Cultural de Araci será reinaugurado no final deste mês, dia 30, com exposição de objetos antigos, peças da arte sacra, fotografias, jornais e documentos com a memória política, religiosa, social e cultural da cidade.
O objetivo foi tornar o museu mais dinâmico e preparado para os visitantes. “Nossa prioridade foi preservar, proporcionar espaço educacional, restaurar e expor o acervo, além de capacitar funcionários”, diz Pedro Juarez, coordenador do projeto. O museu de Araci estava armazenando documentos sem organização e o espaço reduzido impossibilitou novas doações. “As peças estavam armazenadas de maneira inadequada e estavam deteriorando”, afirma Pedro Juarez.
VISITA GUIADA – O museu detém 85 peças, das quais 16 foram restauradas graças ao Edital do IPAC/SecultBA. Os recortes de jornais datam do século XIX e início do século XX. O acervo reúne ainda 425 fotos e 22 negativos de fotos aéreas. Além das exposições, o Edital do IPAC/SecultBA proporcionou oficinas para os funcionários. O Centro Cultural foi fundado em 1984 pelo professor Anatólio Oliveira. No local acontecem exposições, eventos de cultura popular, semanas de cultura e meio ambiente, oficinas de artes e teatro, lançamentos de livros, rodas de leitura e exibição de filmes.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.