Museus são opções para visitas nas férias

Durante o verão, os museus da Diretoria de Museus (Dimus), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)


Museu Udo Knof
Museu Udo Knoff traz as exposições  “Azulejaria na Bahia”

Durante o verão, os museus da Diretoria de Museus  (Dimus), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), tornam-se ótimas opções de lazer para turistas e moradores.

museu udo Knof2
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica

Localizados no Pelourinho, bairro histórico de Salvador marcado por seu valor cultural, os museus apresentam exposições diversas, que podem ser conferidas pelo público de forma gratuita, das quartas às sextas-feiras a partir de 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h.

O Centro Cultural Solar Ferrão possui um acervo de exposições constituídas por peças do mundo inteiro, como a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi, que apresenta um acervo com mais de mil peças coletadas e recriadas nos cinco continentes, com destaque especial para os instrumentos indígenas brasileiros, além dos africanos e afro-brasileiros. Além desta exposição, também estão em cartaz a Coleção de Arte Africana do colecionador italiano Claudio Masella, que reuniu por mais de 30 anos uma coleção de arte africana com mais de mil exemplares; a Coleção de Arte Popular, reunida pelo cenógrafo e diretor teatral pernambucano Eros Martim Gonçalves e ampliada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi; e a Coleção Walter Smetak, na qual os instrumentos musicais criados por ele, suas “plásticas sonoras”, formam a sua coleção, explorando as heranças popular e erudita em suas experiências.

No mesmo prédio encontra-se o Museu Abelardo Rodrigues que apresenta uma coleção composta por mais de 800 objetos, revelando a trajetória histórica e artística da arte sacra cristã no Brasil, percorrendo o Barroco e o Neoclássico, suas formas de representação e devoção, aproximando o humano do sagrado.

Museu Tempostal

No Museu Tempostal (foto) é possível encontrar imagens que retratam a cidade de Salvador em seu processo de urbanização, assim como a pluralidade que marca as outras regiões da Bahia, através das exposições Pelos Caminhos de Salvador, O Bairro do Comércio, e Bahia – Litoral e Sertão.  As peças, datadas do final do século XIX e meados do século XX, representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas.

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, que passou por uma recente reforma, traz as exposições Azulejaria na Bahia com materiais referentes à arte da cerâmica e do azulejo, além de proporcionar uma visão cronológica da existência do azulejo disposta do século XV ao XX, incluindo sua chegada ao Brasil, no século XVII; e Arte e Azulejaria que exibe fotografias de prédios revestidos com azulejos confeccionados pela oficina de Udo Knoff, fruto de projetos de artistas renomados do estado da Bahia.

Além dessas exposições permanentes, os museus realizam atividades ao longo do ano. Confira o que acontece, o endereço e horários de visitação:

 Museu Udo Knoff 
“Fim de Tarde no Museu”. Apresentação de música da banda Candongada, poesia e contação de história para o público que também poderá contribuir para a construção coletiva da apresentação ao vivo. A atividade acontecerá durante a terceira semana de janeiro, a partir das 17h.
Visitação: quarta a sexta, 12 às 18 horas, sábado e domingo e feriados, 12h às 17h
Entrada: grátis
Endereço: Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho – Salvador (BA)
Telefone: (71) 3117-6389

Museu Tempostal
Curso de Capacitação em Libras: O intuito da atividade é a realização do treinamento dos colaboradores de espaços culturais para melhor atender o público surdo.
Quando: 18/01 a 22/01, das 10h às 12h.

Oficina de Fotografia Cores do Pelourinho: A atividade apresenta a relação econômica e social desenvolvida entre duas regiões distintas da Bahia através de registros de imagens. Fotografias e postais, datados do início do século XX, de diferentes cidades do interior do Estado, revelam a importância da nossa formação geopolítica, ressaltando o impacto da exploração colonial, do povoamento heterogêneo, e a pluralidade de atividades econômicas exercidas tanto na região litorânea quanto no sertão.
Visitação: quarta a sexta, das 12h às 18h. Fins de semana e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Endereço: Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho – Salvador (BA)
Telefone: (71) 3117-6383

Centro Cultural Solar Ferrão

Festas Populares: A exposição multimídia foi produzida por jovens de comunidades populares do núcleo de produção da Escola Oi Kabum! Salvador de Arte e Tecnologia (a Kabum! Novos Produtores). Na mostra, arte e a tecnologia encontram as tradições populares, a fé e a devoção do povo baiano, resgatando a importância destas manifestações e propondo novas leituras sobre elas, a partir da visão das novas gerações. São apresentadas cerca de 120 fotografias, além de imagens em vídeo e animações criadas pelos jovens do Kabum! Novos Produtores, em projeções interativas que serão acionadas por sensores através da ferramenta de touchscreen, estimulando a participação do visitante.

Visitação: quarta a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Endereço: Rua Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)
Telefone: (71) 3116- 6743

Museu Abelardo Rodrigues
Visitação: quarta a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada: grátis
Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho – Salvador (BA)
(71) 3117-6440

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.