Salvador: Roteiro imperdível para turistas


Ao chegar na capital baiana, o turista tem várias opções de lazer como passeios a pontos históricos e a cartões postais da cidade. Dentre estes estão o Dique do Tororó, o Mercado Modelo e praias apropriadas para banho, além de outras infinidades de escolhas .

O Mercado Modelo é um espaço de animação artística e cultural

Aqui tem tudo o que a Bahia tem! O turista desce a Ladeira do Contorno, apreciando o Solar do Unhão, joia rara do colonial baiano do século XVII. De um lado está a Baía de Todos-os-Santos, com o Centro Náutico, a Bahia Marina e o antigo Forte de São Marcelo; do outro lado, o vai-e-vem frenético do trânsito a subir e descer a ladeira, na qual se debruçam pedaços do que se chama Cidade Alta. Mais abaixo, está a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – padroeira da Bahia -, o centenário Elevador Lacerda e a fonte de Mário Cravo, na praça do Visconde de Cairu. No coração disso tudo, ergue-se, monumental, o Mercado Modelo da Bahia, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1966.

Tradicional centro de comercialização de produtos artesanais e um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Mercado Modelo é também um ponto de encontro e convivência, além de espaço de animação artística e cultural da cidade. O viver descontraído e movimentado dos boêmios e poetas, dos cantadores e barraqueiros, encontra, no mercado, o lugar ideal. Desde que foi fundado como centro de abastecimento de gêneros alimentícios de Salvador, reuniu comerciantes e pescadores, marinheiros e saveiristas, bancários e a gente simples da cidade. Esses encontros, no início, se davam entre sacas de camarões salgados e balaios de pimentas recém-colhidas nas pequenas roças ao redor da cidade; entre o cheiro de charutos produzidos no Recôncavo e o da cachaça destilada em alambiques de várias partes do estado. Símbolo tradicional da história e da cultura da Bahia, o mercado atrai visitantes de todo o mundo, nesta que é a primeira capital do Brasil. Pouco mais de dois milhões de pessoas que estiveram em Salvador no ano 2000, foram ao Mercado Modelo comprar seu suvenir.

No mercado de hoje, é possível comprar uma extensa variedade de artigos artesanais: confecções, redes, instrumentos musicais típicos, entalhes em madeira (na sua maioria de inspiração africana), rendas e cestarias da Ilha de Maré, bordados e trançados, bijuterias e adereços, objetos de decoração e utilitários, peças de couro, ferro e cerâmica, as conhecidas bonecas de pano, vestidas de “baianas’’, pencas de balangandãs e objetos religiosos, tanto católicos, quanto do candomblé. Encontram-se também pedras semipreciosas, xilogravuras e pinturas primitivistas, bebidas típicas – como as famosas batidas de infusão do bar Fênix – e tira-gostos diversos, entre os quais destacam-se as “lambretas”; um tipo de ostra cozida na água e sal, servida com limão e pimenta.

Dique do Tororó é um dos mais belos cartões postais

 

O Dique do Tororó é um dos mais famosos e belos cartões postais de Salvador. Construído pelos holandeses, no século XVIII, com um espelho d’água de cerca de 110 mil metros quadrados, o local sofreu sucessivas reformas com o passar do tempo. Em 1998, durante uma dessas reformas, o ponto turístico ganhou novos equipamentos de esporte e lazer, anfiteatro, centros comunitários e restaurantes, além de doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno. No Dique está localizado o Estádio da Fonte Nova.

Praias de Salvador

A cidade conta com mais de 50 quilômetros de praias, e boa parte é emoldurada por coqueiros. O Porto da Barra (foto), com águas calmas e límpidas, é um dos pontos mais frequentados pelos soteropolitanos. Logo ao lado tem o Farol da Barra, que é um dos cartões-postais da cidade, onde arrecifes formam lindas piscinas.  Sem esquecer de Itapuã, é claro, que foi imortalizada na música de Dorival Caymmi e Vinicius de Morais. Salvador também tem parques, como Pituaçu, que é uma reserva ecológica com diversas atrações. O Parque Costa Azul tem área de esporte e lazer.

Roteiro das praias de ponta a ponta:

Ribeira, praia estreita, boa para canoagem;
Penha, praia estreita, boa para vela;
Boa Viagem, praia estreita, com areias grossas e ondas fracas;
Porto da Barra, praia com areias grossas e ondas fracas;
Farol da Barra, praia extensa, com areias grossas, ondas fracas, recifes formando piscinas naturais;
Ondina, praia com areias grossas, ondas fortes, recifes formando piscinas;
Amaralina, praia extensa, com areias grossas, ondas fortes;
Jardim dos Namorados, praia com areias grossas e ondas fortes;
Jardim da Alá, praia com gramado, areias grossas, ondas fortes, boa para piqueniques;
Armação, praia extensa, com areias grossas, ondas fortes;
Boca do Rio, praia com areias finas, ondas fracas;
Corsário, praia com areias finas, ondas fracas, recifes formam piscinas naturais;
Jaguaribe, praia extensa, com areias finas, ondas fracas;
Piatã, praia extensa, com areias finas, ondas fracas, recifes formando piscinas naturais;
Itapuã, praia estreita, com areias finas, ondas fracas;
Farol de Itapuã, praia com areias grossas, ondas fortes, recifes formando piscinas naturais;
Stella Maris, praia extensa, com areias grossas, ondas fortes;
Flamengo, praia extensa, com areias finas, ondas fortes.

(Fonte: Bahia.com.br)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.