Ilhéus homenageia São Sebastião


Puxada do mastro

A abertura oficial da festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, em Ilhéus, neste ano, foi realizada na semana passada, com hasteamento de bandeiras, cortejo de blocos de mascarados pelas vias principais de Olivença, missa na paróquia de Nossa Senhora da Escada, à noite, seguida de show musical.  Mas a festa prossegue até dia  20.

O festejo chegou ao ponto alto no domingo, 10, às 5h da manhã, com alvorada e atos religioso, às 6h.  Depois os machadeiros seguiram para a mata do Ipanema, para trazer o mastro e os rituais na mata que dá início do cortejo da puxada do mastro, saindo da praia para a Praça Cláudio Magalhães. Promovida pela Diocese de Ilhéus, a programação religiosa inclui a tradicional novena, que teve inicio na segunda-feira e está prevista para terminar no dia 19, terça-feira. O ponto alto do evento acontecerá no dia 20 de janeiro, data oficial do padroeiro, com alvorada, a partir da meia-noite, missa solene, às 9h, Caminhada de Fé, às 17 horas, e encerramento com grande celebração eucarística.
A programação em homenagem a São Sebastião também inclui a festa popular da Lavagem das Escadarias da Catedral, localizada na Praça Dom Eduardo, que acontecerá às 10 horas deste sábado, dia 16, com concentração marcada na Avenida Dois de Julho, em frente ao Sindicato dos Estivadores.

Música – A pluralidade da festa da Puxada do Mastro de São Sebastião envolve feira de artesanatos, blocos de mascarados e apresentações musicais.

Tradição -A puxada do mastro foi iniciada no século XVIII, com mistura de espiritualidade medieval e religiosidade cabocla.A festa é conservada por descendentes dos índios, negros e brancos. Devido à miscigenação, são os caboclos de Olivença que mantêm a fé com o objetivo de passar o ritual para as futuras gerações.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.